domingo, 9 de junho de 2013

ESPECIAL JOHNNY DEPP - 50 ANOS

Pirata, conquistador, traficante, policial, jornalista e mais recentemente um índio aventureiro. O eterno Jack Sparrow e mais famoso camaleão de Hollywood completa meio século de vida e continua com rostinho de moleque e uma popularidade que o tornou uma das maiores lendas do cinema atual. Nesse especial sobre o ator vamos relembrar alguns de seus maiores personagens:

1 - Jack Sparrow (quadrilogia Piratas do Caribe)


Ao falarmos de piratas e cinema é impossível não pensarmos no excêntrico Jack Sparrow. É incrível pensar que já faz dez anos desde que o personagem surgiu nas telonas pela primeira vez e continua com sua popularidade intocada. Os atores Michael Keaton (Batman - O Retorno), Jim Carrey (Os Pinguins do Papai) e Christopher Walken (Sete Psicopatas e um Shih Tzu) estavam na lista pelo papel do bucaneiro, mas a interpretação de marcante de Depp lhe rendeu o papel e sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. Para encarnar Sparrow, Depp viu os piratas como os astros do rock de sua época e escolheu o guitarrista do Rolling Stones Keith Richards como inspiração. Deu tão certo que o próprio Richards foi chamado para interpretar o pai de Jack no terceiro e quarto filme. Outra curiosidade é que a famosa frase "Sawy? (Savi?)" surgiu como improviso do ator.

Os fãs podem descansar em paz pois a produção de Piratas do Caribe 5 já começou e recentemente contratou a dupla indicada ao Oscar Joachim Rønning and Espen Sandberg (Kon-Tiki) para comandar a nova aventura. que deve começar a ser filmada no ano que vem com lançamento em 2015.

2 - Edward Mãos-de-Tesoura


Até esse filme, Johnny Depp era o queridinho das adolescentes graças a série Anjos da Lei. Mas foi nessa bem-sucedida parceria com o diretor Tim Burton, com quem viria a trabalhar em outros sete filmes, que ele começou a ser visto como mais que um rostinho bonito. Na época, ele disputou o papel com Tom Cruise e Robert Downey Jr. Até mesmo Michael Jackson mostrou grande interesse no personagem, tanto que após o lançamento, o cantor comprou as mãos de tesoura do filme. O personagem foi inspirado em clássicos como O Gabinete do Doutor Caligari, Frankestein e O Fantasma da Ópera. O mais curioso acerca do personagem é que ainda é um dos mais lembrados da carreira de Depp, mas é de longe o que menos fala, com apenas 169 palavras ao longo do filme. Uma imagem diz mais que mil palavras, não é?

3 - Sweeney Todd


O primeiro papel que colocou Johnny Depp soltando o gogó tinha que entrar para a lista. Os fãs podem lembrar de Cry-Baby, de 1990, mas a verdade é que Depp não cantou de verdade no filme e teve sua voz substituída. Mas foi em 2007, novamente em parceria com Tim Burton, que o mundo viu que além de um excelente ator, Depp podia cantar quando fosse necessário. O próprio Tim Burton revela hoje que, apesar de gostar da parceria com o ator, temia que ele não convencesse como cantor e que suou frio até o dia em que recebeu o teste de canto de Johnny e então suspirou aliviado e satisfeito. Depp foi indicado a outro Oscar de Melhor Ator e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical.

4 - Hunter S. Thompson (Medo e Delírio/ Diário de um Jornalista Bêbado)


Além de Jack Sparrow, esse é o único personagem reprisado por Depp. Para aqueles que não conhecem bem, Hunter S. Thompson foi um jornalista e escritor e precursor do jornalismo Gonzo, onde o repórter deixa de lado a imparcialidade e torna-se a peça que faz a matéria. Depp se tornou amigo do escritor, que raspou a cabeça do ator para o filme Medo e Delírio. Até mesmo na animação Rango, dublada por Johnny Depp, vemos uma clara homenagem ao filme quando Rango está no meio da rua e é atropelado pelo próprio Thompson.

5 - O Chapeleiro Maluco (Alice no País das Maravilhas)



A sétima parceria entre Depp e o diretor Tim Burton se tornou um dos filmes de maior sucesso de 2010 e trouxe um dos personagens mais visualmente memoráveis do ator: o Chapeleiro Maluco. Ao compor o personagem, Depp analisou na História e viu que muitos chapeleiros de antigamente sofriam envenenamento por mercúrio e isso o ajudou a criar grande parte do visual para o filme, desde o cabelo laranja até os dedos cobertos de feridas. O papel deu a Depp uma indicação ao Globo de Ouro de 2011, ano em que concorreu contra ele mesmo na categoria pelo filme O Turista.

Bônus: Tonto (O Cavaleiro Solitário)



Esse personagem ainda nem chegou aos cinemas, mas já chama a atenção pelo seu visual exótico, como todo personagem de Johnny Depp deve ter. A inspiração dessa vez surgiu da pintura de Kirby Sattler "I Am Crow" (Eu sou o Corvo). O filme marca a quinta parceria entre o ator e o diretor Gore Verbinski, que o dirigiu nos três primeiros Piratas do Caribe e na animação Rango. Depp diz que Tonto é seu novo Jack Sparrow e já declarou que ele não é um mero sidekick do Cavaleiro Solitário e que quer que o personagem traga uma nova visão para os personagens nativo-americanos em Hollywood. O filme estreia em julho.

Para finalizar, fiquem com o vídeo abaixo, que faz um pequeno tributo a esse rockstar de Hollywood. Parabéns Johnny Depp!


Nenhum comentário:

Postar um comentário