domingo, 7 de abril de 2013

ESPECIAL JACKIE CHAN - 59 ANOS

Hoje, dia 7 de abril, é o dia do aniversário de Chan Kong-Sang, conhecido mundialmente como Jackie Chan. Aos 59 anos de idade, Chan ainda é um dos maiores nomes do mundo dos filmes de artes marciais. Por misturar ação e comédia, pelo uso de objetos incomuns em cenas de luta e por dispensar dublês em cena perigosas, Jackie Chan criou um estilo próprio no mundo do cinema, mas também deu muitos sustos em sua equipe, machucando-se diversas vezes no set e sofrendo acidentes terríveis que quase tiraram sua vida. Para aqueles que ainda duvidam de suas proezas na telona, assista abaixo esse vídeo que lista seus dez piores acidentes:




10. Laceração na cabeça
9. Concussão cerebral grave
8. Ombro deslocado
7. Osso do quadril fraturado
6. Laceração sobre o olho esquerdo
5. Esterno fraturado
4. Cinco costelas quebradas e ferimento na cabeça
3. Nariz quebrado e rompimento do ligamento do pescoço.
2. Queimadura nas mãos e fratura na vertebra
1. Fratura no crânio, hemorragia cerebral e surdez no ouvido direito

Incrível, não é? Mas vamos também analisar o que realmente o fez famoso: artes marciais. Entre as especialidades de Jackie Chan estão Wushu moderno, Hapkido, Wing Chun, estilo Macaco, Shaolin do Norte e Zui Quan (conhecido como Boxe Bêbado), um de seus mais conhecidos. Abaixo vamos assistir cinco cenas desse mestre da ação que merecem destaque, começando com o filme O Mestre Invencível, de 1978, onde vemos um Jackie de apenas 24 anos impressionando ao demonstrar os estilos dos Oito Bêbados Imortais, lenda na qual a arte marcial é construída:


A próxima cena, do filme Detonando em Barcelona, é considerada por muitos a melhor luta da carreira de Chan e uma das melhores da história do cinema. E não é para menos já que seu adversário, que pode parecer apenas mais um capanga no filme, é Benny "The Jet" Urquidez, uma lenda das artes marciais. Especializado em boxe e karatê, Urquidez lutou em cinco categorias diferentes e conseguiu seis títulos mundiais. Em sua carreira ele foi conhecido por duas coisas: sua incrível velocidade e invencibilidade. Porém, quando você divide a tela com Jackie Chan, isso não importa, mas cria uma luta fenomenal.


Para os fãs de artes marciais, ver uma luta entre Jackie Chan e Jet Li parecia um sonho distante, mas em 2008, no filme Reino Proibido, o sonho se realizou e duas lendas se encontram para dar um show de kung fu.


A próxima cena é um exemplo da mania de Jackie de usar objetos diversos em suas cenas de luta. No filme Primeiro Impacto ele usa vassoura, cabeça de dragão, mesas, cadeiras e até uma escada para lutar contra dezenas de homens. Haja criatividade!


E para finalizar, farei como o próprio Jackie e terminarei com os erros de gravação. Esses são do filme O Mestre Invencível 2 e mostra que apesar de uma trajetória cheia de perigos, Jackie ainda consegue se divertir no set. Que esse adorável e habilidoso Highlander tenha uma longa vida e continue a trazer alegria para o mundo com suas sequências de ação maravilhosas. Parabéns, Jackie


Nenhum comentário:

Postar um comentário